quinta-feira, 28 de abril de 2011

Confira como foi o "1o Workshop de Tênis - Palmas (TO)"


Nos dias 15, 16 e 17 de Abril, estive na cidade de Palmas, Estado de Tocantins, para ministrar o 1o Workshop de Tênis, promovido pela Federação Tocantinense de Tênis (FTTe). A abertura do Workshop foi realizada por Jorge Lacerda, presidente da CBT. O convite partiu do presidente da FTTe, Rainer Cruz, com o intuito de desenvolver o tênis no Estado de Tocantins.

O Workshop contou com a participação de 34 pessoas, e foi direcionado a três diferentes públicos: treinadores, tenistas adultos e tenistas infanto-juvenis. Para os treinadores, os temas das palestras foram relacionados à Biomecânica (ver Tópicos no quadro abaixo). Com os adultos, realizei algumas filmagens e posteriormente as Análises Biomecânicas em sala de aula. Finalmente, coordenei uma Clínica com filmagens para os infanto-juvenis. Essas filmagens serão analisadas pelos respectivos treinadores.


Gostaria de compartilhar algumas experiências que vivenciei durante esses 3 dias:

UNIÃO - Com exceção de apenas um, todos os treinadores de Tocantins participaram do evento. Com esse maciço comparecimento, pudemos discutir uma questão muito importante para o desenvolvimento do tênis: a união entre os treinadores, sem dúvida um dos problemas aqui no Estado de São Paulo. Penso que esta união deve ter como base, uma postura descentralizadora, onde busca de informações e humildade sejam constantes.


ORGANIZAÇÃO - Poucos cursos que participei foram tão bem organizados: apostila, crachá, camiseta, certificado, além de um excelente hotel. Parabéns aos organizadores, em especial a Charles Brito, vice-presidente da FTTe, que me deu todo suporte durante esses dias e se tornou um grande amigo.  



Finalizei o Workshop com a incrível sensação de que contribuí, pelo menos um pouquinho, com o desenvolvimento do tênis em nosso País. Aproveito para agradecer todo os participantes do evento e confirmar que logo estarei de volta.

Abraços a todos.

Ludgero.
   

12 comentários:

  1. Prezado Ludgero,
    parabens pela liderança e doação ao nosso esporte.
    Parabens aos participantes e aos organizadores.
    Precisamos de mais workshops com este formato.
    Um abraço.
    Kirmayr

    ResponderExcluir
  2. Parabens mais uma fez meu amigo.
    Achei legal o material cracha apostila, os outros cursos poderiam ser assim ne.

    Diego Vidal

    ResponderExcluir
  3. Fala Ludgero, tudo bem?
    Estive a 2 meses na divisa de Tocantis e pude perceber uma carencia em cursos nessa região, e por isso acredito que voce tenha contribuido bastante para o desenvolvimento dos professores e não pouquinho como voce cita no texto...Parabéns pela apresentação!
    Forte abraço...Jorge Delnero.
    www.jorgedelnero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Excelente! Mandando bem, como sempre! Abraço. Xexa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Neto, mais uma vez vc demonstra muita dedicação e conhecimento no tênis!
    Abs
    Manzano

    ResponderExcluir
  6. Parabens Ludgero.Voce há tempos vem contribuindo para o tênis.
    Achei bacana o seu comentário sobre a união que não há entre nós treinadores.
    Mas falta tambem CBT e FPT perceberem isso.
    Abraço.
    www.bytenis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Professor,
    Parabéns pelo curso!!! Muitas vezes imaginamos que não aprenderemos nada fora da maior cidade do Brasil... O seu discurso sobre união e organização nos mostra que temos muito a aprender em outros lugares.
    Vamos tentar organizar cursos desse nível aqui em São paulo.
    Abraços!!
    Prof. João Marcelo Miranda

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS Prof. Dr. Ludgero!!! O senhor é a prova viva de que um país sério, moderno e que quer fazer parte do rol dos países desenvolvidos e respeitados deve começar elevando seu nível, em todos os aspéctos, e principalmente, pelo conhecimento!!!
    Parabéns por conciliar, como ninguém, a teoria acadêmica com a prática!!!
    Sua Função Social para o Tênis no Brasil vai além do que se espera de um Profissional!!!
    PARABÉNS!!!
    Ricardo - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  9. ola pessoal como muitos trabalho com o tenis fui atrás, de conhecimento e fico um pouco triste em saber que houve um cursos deste nivel aki no brasil e não pude participa,mais espero ansiosamente que haja um cursos aki em são paulo, andré sp

    ResponderExcluir
  10. Parabens! Professor Ludgero, é de pessoas como você que o tênis e o esporte em geral precisa para evoluir e se desenvolver ainda mais no Brasil.Belo curso, e bons tópicos também.Espero também que aconteça um curso aqui em São Paulo, assim poderei participar também.

    Grande Abraço , Guilherme - Bauru-SP

    ResponderExcluir
  11. Olá Ludgero, eu estava nesse curso, como aficionado. Realmente foi muito bom, didaticamente excelente. Aprendi bastante, espero por novos cursos.

    Abraço

    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  12. Bem , Sem Palavras !
    Curso Excelente , Obrigado por Tudo Neto
    Pessoal Do (To) Agradece

    ResponderExcluir