sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ludgero ministrará Palestra em Curso para Técnicos durante Rio Champions

Clique no Cartaz para AMPLIAR
    Confirmado. Aceitei com prazer o convite para palestrar no I Simpósio Internacional do Rio de Janeiro. Fui privilegiado em abrir o Simpósio, na sexta-feira (12 de Março), às 9 horas. Também estou feliz pois desta vez ganhei mais espaço: vou ministrar duas Palestras, uma no auditório e outra em quadra. E que quadra! Será uma quadra de carpete montada no Maracanãzinho!!

   O Simpósio será realizado durante o Rio Champions, competição que reunirá ex-líderes do Ranking da ATP (Marat Safin, Jim Courier e Mats Wilander) e outros grandes tenistas (Cedric Pioline, Wayne Ferreira, Mark Philippoussis, Fernando Meligeni, entre outros). O evento ainda contará com a participação de Gustavo Kuerten no concorrido Kid´s Day
    O tema da minha Palestra será "Biomecânica Aplicada ao Tênis". Na parte teórica explicarei as 3 principais fontes de potência dos golpes: Força de Reação do Solo, Momento Linear e Momento Angular. Depois, já em quadra, discutirei com os técnicos presentes como estas  fontes de potência podem ser aplicadas ao saque, forehand e backhand. Ainda terei tempo de exemplificar alguns dos erros técnicos mais comuns entre os tenistas e  possíveis estratégias para correção.
    Após o Simpósio farei um post com o conteúdo da Palestra e com as fotos.

    Segue o link para o site do Rio Champions:        



Abraço a Todos.

Ludgero.

3 comentários:

  1. Sem comentários. Isso tudo é única e simplesmente o reconhecimento de um trabalho muito bem feito. Parabéns. Merecido. Abraço. XEXA.

    ResponderExcluir
  2. bem Neto vai dar tudo certo você tem o conhecimento e o dom de transmitir todo seu conhecimento, aliás por falar nisso estou praticando bastante os ensinamentos que passou sobre essas "fonte de potências" espero logo ter mais resultados, estou mudando de raquete vou jogar na slice esse fim de semana se vc estiver lá nos falaremos, desejo sucesso para você e continue colhendo os frutos de muitos anos de ralação amigão, abraços, Luiz Gonzaga

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA, LUDGERO!
    Como um doutor da biomecânica do tênis que é, gostaria de saber qual sua opinião sobre a preparação do saque do tenista sérvio Novak Djokovic, pois vejo que ele leva a raquete pra trás da cabeça com o braço estendido abaixo do ombro e trás a raquete pro saque direto, vc não acha que ele pode ter uma lesão no ombro a longo ou curto prazo com esta técnica que ele usa? À princípio quero parabenizá-lo pelo novo canal de informações que é seu Blog e que já participei de palestras ministradas por vc no Simpósio de tênis do fábio Silberbeg.
    Um forte abraço e boa sorte sempre.
    Samuel Osório (treinador de tênis)Cosmópolis-SP

    ResponderExcluir